26 de abril de 2012

O Álvaro da Economia apadrinhou o ressuscitar da Alisuper



Nogueira, o salvador, cai de para-quedas no Algarve


 O grupo Nogueira, com sede nas Beiras e que nunca trabalhou na área do retalho alimentar, baixou até ao Algarve, na companhia do ministro da Economia, para assinalar a reabertura de duas lojas da cadeia Alisuper.
Um grupo regional, que atingiu mais de meia centena de lojas e foi arquitectado no colo de homens do PSD, a partir do velho projecto associativo que foi a Aliccop, atingiu o apogeu do proteccionismo (onde inevitavelmente entra o Banco do Estado - a CGD - e o famigerado BPN) e mais tarde do descalabro gestionário, rebentando com mais de 80 milhões de dívidas.
Dada a imagem que o PSD deixou no esgotamento do projecto e o impacto social na região com reflexos na opinião pública do país e que não conheceu soluções com o anterior Governo, foi natural o cuidado na resposta deste Governo, que concertou um negócio de contornos pouco claros e ao qual emprestou a chancela da presença ministerial.
O Nogueira, experiente em carnes suculentas, aceitou o repto de ajudar o Governo a limpar a sua inacção sobre o mau estrado da região, não era obrigado a incluir os antigos empregados mas mostrou boa vontade para incluir uma ínfima parte (provavelmente com apoios), como se assumiu redentor dos antigos empregados na enorme falcatrua que foi pô-los a assinar livranças para proveito do buraco sem fundo da gestão do grupo Alisuper.
O Álvaro, que conduziu o dossier, ficou aliviado com a ajuda do grupo económico amigo, salva as costas e os bolsos dos gestores filiados, alivia a imagem de que não faz nada pelo Algarve e dá de bandeja o prato já cozinhado porque o Nogueira não vai assumir as dívidas da Alisuper mas apenas um terço e a pagar em 13 anos sem juros. Portanto, os fornecedores ficam a arder e à espera que tudo dê certo para verem uma parte dos créditos.
Das lojas, o Nogueira ficou com as mais rentáveis, vai abrir mais uma linha de crédito, facturar à boca da caixa, pôr o dinheiro a render no Banco e o resto a conjuntura o dirá…
Se a má gestão, a sazonalidade, o oportunismo e o desperdício mataram a Alisuper, onde pontuavam quadros com experiência do sector, veremos os balanços futuros a que o Álvaro ficou ligado…


Luis Alexandre

Sem comentários:

Enviar um comentário