19 de março de 2012

Aumento das propinas universitárias



 Mais uma manobra deste Governo em defesa do elitismo

Manifestação de estudantes [LUSA]

Com a desculpa esfarrapada de que o aumento dos 30 euros nas propinas é para ajudar os alunos mais carenciados, o Governo fascizante do PSD/CDS leva à práctica mais uma medida de classe que visa desviar do ensino universitário uma faixa importante das camadas de classe mais desfavorecidas.

Conhecidos os números do abandono universitário (mais de 7 mil depois da abertura do ano escolar) e daqueles que se atrasam por necessidade de recorrer ao trabalho de subsistência, até com comportamentos desviantes, o Governo não hesita na sua política de cortes para restaurar o velho clima das minorias supostamente letradas.

Confrontado com um número aterrador de licenciados desempregados, mais de 60 mil, e como os seus apelos de emigração não estão a funcionar, o Governo reaccionário que nos dirige persiste em políticas de desmantelamento de uma sociedade instruída que lhe faça frente e o ponha em causa.

O movimento estudantil e o colectivo de reitores já balbuciaram alguma oposição, até agora de pura retórica, faltando os actos de firmeza que travem tais propósitos que todos percebemos fazerem parte de planos estratégicos de divisão de classes.

O movimento estudantil tarda em perceber o colete de forças em que está a ser enredado e contraria tudo o que os governantes deste país afirmaram como sendo valores de desenvolvimento e afirmação nacionais.

O movimento estudantil tem de ser capaz de fazer balanços e entender que, ano após ano, à falta dos apoios socias, cortes nas bolsas, aumentos dos serviços e propinas, falta de mercado de trabalho e desvalorização dos seus currículos e salários, é necessário sair do mundo das ilusões para ousarem procurar novas soluções e caminhos para o ensino e a sociedade.

O tempo urge e cuidado com as vendas partidárias do espectro, que são uma cortina de interesses que vos comem as papas na cabeça!


FaroActivo

Sem comentários:

Enviar um comentário