21 de janeiro de 2012

Secretário de Estado visita Direcção Regional de Agricultura

Sai o compadre Castelão, entra o compadre Severino


Na dança dos tachos, saiu o P"S" e entrou o PSD. O senhor Secretário veio ao Algarve para saudar a nova direcção por si escolhida e sossegar os trabalhadores da administração. Falou do centro de investigação do Patacão e do seu papel nas áreas dos citrinos, da agricultura biológica e da horto-fruticultura. Mais não sabemos.

Mais não sabemos mas desconfiamos que tudo vai continuar na mesma em relação ao abandono dos campos, aos estímulos, aos circuitos de distribuição, aos preços pagos aos produtores, aos apoios às empresas do sector (a histórica  Adega de Lagoa passa por dificuldades) e à aplicação dos fundos comunitários.

Quando este sector podia e devia alimentar os algarvios, uma parte do país e até exportar (o projecto da Hubel é apenas uma pedrada no charco), continuamos a saber que o interesse das pessoas pela agricultura continua em queda e a vermos as prateleiras da grande quantidade dos hiper e super-mercados cheios de produtos importados.

Com uma população de 400 mil habitantes e um número oscilante de visitantes na casa dos dois milhões, o sector da agricultura, um dos sacrificados nas negociações europeias e porque ninguém fiscaliza o cumprimento da lei da incorporação dos produtos regionais, poderia ser alvo de políticas de incentivo e sustentação.

Temos dúvidas que o Secretário de Estado se tenha preocupado com estas questões. Já outros se esqueceram e o Algarve vê a sua agricultura definhar.


FaroActivo






Sem comentários:

Enviar um comentário